Golfinho do rio Baiji




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Cetacea
Família: Lipotidae
Género:
Lipotes
Espécie:
L. vexillifer
Nome científico: Lipotes vexillifer


O Baiji (também conhecido como Golfinho-lacustre-chinês, Golfinho do Yang-Tsé ou Golfinho Branco) é um mamífero de água doce, da ordem Cetacea, encontrado no rio Yang-Tsé na China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo (tal como o Boto, na Amazônia), todas elas em sério risco de extinção.

O Baiji foi considerado extinto em agosto de 2007, após uma busca de 6 semanas no rio Yang-Tsé, em dezembro de 2006, em que não foi encontrado nenhum espécime vivo. No entanto, no dia 19 desse mesmo mês, Zeng Yujiang, um morador de Tonglin, avistou um nas margens do rio e o filmou com o seu telemóvel.

Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, caso seja confirmada a sua extinção, será o primeiro cetáceo a desaparecer como resultado direto da influência do homem. As causas principais de sua extinção foram a pesca abusiva (uma vez que a região carece de normas que coibam os abusos da atividade), a navegação excessiva, a poluição e a construção de usinas hidrelétricas (incluindo a Três Gargantas), que afectaram grandemente o seu habitat natural.

O inevitável parece ter chegado para o Golfinho de Rio Baiji, esse majestoso golfinho que tinha habitado o Yangtze, pelo menos, nos últimos 20 milhões de anos. O golfinho foi declarado funcionalmente extinto após uma expedição em 2006 que não conseguiu fotografar um único indivíduo após uma extensa pesquisa e busca do animal.

A população do golfinho tinha vindo a diminuir rapidamente nas últimas décadas desde o surgimento da industrialização chinesa, que tem utilizado o rio Yangtze como uma das suas principais artérias. O rio é agora uma das vias navegáveis mais poluídas do mundo, sendo fortemente usado para o transporte e energia hidroelétrica.
Cerca de 12% da população humana do mundo, vive e trabalha dentro da zona de captação do rio. A mitologia tradicional Chinesa se refere ao Baiji como um símbolo de paz e prosperidade. No entanto, essa tradicional veneração da China foi obscurecida durante campanhas que apelaram para a caça do animal, em nome da prosperidade chinesa.

Lamentavelmente, os chineses poderão ter conseguido o que o mundo não queria. Agora que o golfinho está extinto, é difícil aceitar que uma espécie seja extinta em nome do desenvolvimento e do progresso.

Habitat e distribuição Geográfica




0 comentários: