Bugio








Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:
Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Género:
Alouatta
Espécie:
A. guariba
Nome científico: Alouatta guariba


Descrição
O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tonsnegro nos machos e marron claro nas fêmeas.


Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba.A voz do bugio é marcante (serve, entre outras utilidades, como defesa porque espanta o inimigo). Possui larga expansão do ângulo da mandíbula e grande dilatação do osso hióide - entre a laringe (tubo cartilaginoso da garganta) e a base da língua -, o qual funciona como caixa de ressonância. Essa caixa amplifica a voz do bugio como a caixa do violão amplifica o som de suas cordas.
O som emitido é rouco e forte, podendo ser ouvido a longas distâncias.
Outra característica marcante dos bugios é a presença de uma espessa barba que rodeia a face, nos machos ela é mais evidente. Possuem cinco dedos providos de unha, olhos grandes com pálpebras bem desenvolvidas e posicionados à frente da face.

Os membros são curtos e fortes. A cauda preênsil, longa e peluda, sendo a parte terminal, do lado interno, nua, é usada como quinto membro. A posição do grande polegar oponível, tanto nos pés como nas mão, facilita a locomoção nas árvores e a manipulação do alimento.
É de hábitos diurnos e crepusculares; é social, formando pequenos grupos de 2 a 12 indivíduos, formados por ambos os sexos e idades variadas, liderados por um macho adulto.

O som emitido serve, além da defesa, para delimitar território e pode ser ouvido no meio da floresta a grandes distâncias.
Geralmente é o líder do grupo que uiva e só de vez em quando os outros machos uivam simultaneamente.

Passa a maior parte do dia descansando. Seus movimentos por entre as árvores são lentos e cuidadosos, raramente pulando de galho em galho.


Alimentação

Apresenta regime alimentar basicamente vegetariano, alimenta-se dos frutos da canela, embaúba e do ingá; além de brotos, sementes, folhas, a base de bromélias (parte nova da planta) e, às vezes, insetos.
O macho vigia enquanto o grupo se alimenta.


Reprodução

Os nascimentos ocorrem em todas as estações do ano e após um período de gestação de aproximadamente 140 dias, nasce apenas um filhote, que fica agarrado às costas da mãe durante os primeiros meses de vida. quase sempre nasce um filhote por parto, que anda grudado nas costas da mãe por algum tempo.

Habitat e Distribuição Geográfica

O
Alouatta guariba é a espécie de bugio que habita a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia (subespécie Alouatta guariba guariba) até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina, na região de Misiones (Subespécie Alouatta guariba clamitans).

As duas subespécies constam na lista do Ibama como criticamente em perigo e vulnerável, respectivamente.

0 comentários: